A ESCOLA

SOBRE

Nossa História

Não somente em Itaquera onde a Escola de Ballet Coppélia está sediada, mas em todos os bairros da Zona Leste e em diversas cidades da Grande São Paulo, esta instituição dirigida por Lilly Mutai é referenciada como uma das mais sérias e tradicionais escolas de ballet e dança.

A Escola de Ballet Coppélia marca a sua história como uma iniciativa familiar que deu certo, fundada por três irmãs: Lilly Mutai, Regina Mutai e Rita Mutai.

Incentivadas por seus pais Elza Mutai e Shozo Mutai que já viam suas filhas desde quase bebês arriscarem os primeiros passos de dança ao ouvir uma música ainda na antiga vitrola, não hesitaram em inscrevê-las na “Escola Municipal de Bailados” para fazer o teste de seleção de bailarinos.

Aprovadas na seleção, as três irmãs com muito sacrifício enfrentaram a dura jornada de ir de Itaquera para o Centro todos os dias. Em 1978, ano que ingressaram na Escola Municipal de Bailados, ainda não existia a linha de metrô até Itaquera dificultando ainda mais as condições de estudo.

Muitas vezes o cansaço e as dificuldades pela falta de tempo, (tarefas escolares e provas estudadas dentro das conduções, horários reduzidos pela distância onde acabavam fazendo as refeições no caminho), muitas vezes Da. Elza Mutai refletia se aquilo era mesmo certo, o amor pela dança fez com que não desistissem.

Na escola onde estudavam (Liceu Camilo Castelo Branco), as três irmãs desde crianças faziam as coreografias para as festas comemorativas a convite da diretora.

No quinto ano de ballet alguns vizinhos vieram procurar as irmãs para que dessem aula para seus filhos, e foi assim onde tudo começou! Fundaram então a “Escola de Ballet Coppélia” em 1983.

Difícil aquele que nunca ouviu falar no Ballet Coppélia, muitos conhecem alguém que se formou na arte da dança por esta escola, assistiu espetáculos que a escola promove em diversos teatros de São Paulo ou já ouviu falar de alguém que hoje faz sucesso e lá começou a dar os primeiros passos. Muitos ainda sonham em um dia ter os seus filhos participando desta escola que se tornou uma referência cultural na região ao longo de mais de duas décadas.

O Ballet Coppélia conta com uma equipe de professores renomados e experientes. Todos são formados pela Escola Municipal de Bailados. Os alunos podem escolher a formação em diversos estilos de dança como: Ballet Clássico, Baby Class, Ballet Adulto, Pas De Deux, Flamenco, Sapateado, Jazz, Contemporâneo, Dança do Ventre, Dança de Salão. A escola ainda conta com aulas de canto, teatro e música.

A escola e a equipe de professores são dirigidas por Lilly Mutai que é formada em Ballet Clássico pela Escola Municipal de Bailados. Há 35 anos atua como bailarina, coreógrafa e maitre de ballet clássico, sapateado americano, flamenco e dança de salão.

Ela atuou profissionalmente no Ballet Nacional do Brasil, Raça Cia de Dança, Ballet da Cidade de São Paulo, Programa Hebe Camargo, Programa Jô Soares, Seiryu em Osaka no Japão entre outros trabalhos de igual destaque. Também trabalhou como modelo no Brasil e no Japão.

Fale Conosco!